IPv6

Informamos que a partir desta semana e após 2 meses de testes com o endereçamento IPv6, a nossa rede passou a disponibilizar aos nossos clientes esta numeração. A implementação do IPv6 não terá qualquer impacto nos serviços que actualmente possui, sendo que a utilização de IPv4 e IPv6 será transparente.

A importância da implementação do endereçamento IPv6 passa pela escassez de IP's em IPv4, que iremos implementando nos nossos servidores durante o ano de 2017.

O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da internet, sendo responsável por endereçar e encaminhar as informações que navegam pela rede, identificando cada dispositivo ligado à mesma. A versão 6 desse protocolo (IPv6) foi criada para resolver a disponibilidade de endereços possíveis de serem alocados pela atual versão 4 (IPv4), cuja capacidade está praticamente esgotada. O IPv6 irá permitir o crescimento de equipamentos ligados à rede mundial de computadores.

Com a escassez do IPv4, torna-se necessária a implementação da nova versão do protocolo (IPv6) não só nas redes das prestadoras de telecomunicações, mas também pelos fornecedores de conteúdos, de serviços e de aplicações, como servidores de alojamento, portais de conteúdo, websites, e-mail, comércio eletrónico, etc





Perguntas frequentes

O que é IP (Internet Protocol)?
Para que um equipamento possa aceder à internet, é necessário que este tenha um número identificação único chamado IP, actualmente na versão 4. Destaca-se que, como a quantidade de pessoas a aceder à internet cresceu exponencialmente nos últimos anos, a quantidade de números únicos da versão 4 do IP está perto da sua exaustão.

O IPv4 vai deixar de existir? Ou vai existir de forma simultânea com o IPv6?
Com o aumento do uso do IPv6, a tendência é de que no futuro, novos conteúdos sejam disponibilizados preferencialmente neste novo protocolo. Neste sentido, o IPv4 deverá coexistir com o IPv6 por um longo tempo, sendo que à medida que os softwares de rede vão sendo actualizados para a utilização de IPv6, a utilização do IPv4 será cada vez menor.

O Utilizador final vai perceber alguma diferença entre o IPv4 e o IPv6?
Em princípio, o uso do IPv6 ou IPv4 é transparente para o utilizador. No entanto, devido ao fim dos endereços IPv4, é possível que alguns equipamentos dos utilizadores necessitem de upgrade ou substituição, que será, normalmente, efectuado pela operadora sem custos para o utilizador final.

Não há risco de também se esgotarem os números de IPv6?
É muito improvável esse cenário dada que a quantidade de endereços disponíveis no IPv6 é de 340 undecilhões de endereços, ou quase 48 x 10 18 endereços por habitante do planeta terra.

Possui mais questões? Entre em contacto com o nosso Helpdesk, para esclarecer as suas duvidas!



 Monday, April 17, 2017



« Voltar